arte top hotsite port

Congresso Internacional de Tintas

Seminário RadTech

8:30 - 17:30

Exposição Internacional
de Fornecedores para Tintas

11:00 - 20:00

  • FORSCHER.jpg
  • ALLNEX.jpg
  • AROMAT-STAND-720x480.jpg
  • 11_SusTINTAbilidade.jpg
  • BASF.jpg
  • DOW.jpg
  • BANDEIRANTE.jpg
  • JBASF.jpg
  • 3_Lacerda_13102015-manha.jpg
  • LUBRIZOL.jpg
  • RHODIA-SOLVAY.jpg
  • 1_Mesa_diretora.jpg

ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

Maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2017 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reunirá as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Com suas atividades e os resultados que proporcionará aos participantes, contribuirá para agregar valor à indústria e aos seus produtos, fazendo o setor avançar e ampliando o reconhecimento do mercado consumidor e da sociedade sobre a sua importância.

As demandas atuais e futuras da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate, sendo apresentadas inovações que contribuirão para saltos evolutivos e ampliarão os benefícios percebidos na utilização de tintas.

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.
Ler Mais

ORGANIZAÇÃO

COMERCIAL

Notícias

Filtro por Categoria
Abril 17, 2017

Congresso mostrará estudos e pesquisas de vanguarda relacionados às…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Trabalhos podem ser inscritos até 30 de abril.


Ainda há tempo para que pesquisadores compartilhem seus projetos e descobertas com os mais importantes profissionais da cadeia produtiva de tintas, juntando-se aos especialistas que já enviaram seus estudos para serem apresentados no 15º Congresso Internacional de Tintas. Mas é necessário se apressar, pois o prazo para a inscrição de trabalhos se encerra em duas semanas, no dia 30 de abril.


Um dos principais encontros científicos do setor de tintas no mundo, o Congresso da ABRAFATI atrai um público de nível elevado, vindo do Brasil e do exterior. A ampla programação envolve 90 palestras ao longo de três dias e mais algumas dezenas de trabalhos na Sessão Pôster, além do seminário especializado em cura por radiação, promovido em conjunto com a RadTech South America.

O foco principal desta edição são as formas de agregar valor às tintas, o que envolve a apresentações de novas ideias e soluções para questões ligadas a matérias-primas, processos de produção, serviços ao cliente, reaproveitamento de resíduos, ciclo de vida de produtos e diversas outras oportunidades de melhorias.

O evento é parte da ABRAFATI 2017, realizando-se paralelamente à Exposição de Fornecedores para Tintas, de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo.

Como inscrever um trabalho
O processo é todo feito online, no site www.abrafati2017.com.br. Os interessados deverão informar nome do(s) autor(es) e título do trabalho, fornecendo um resumo de 20 a 30 linhas, em português, espanhol ou inglês, para avaliação do Comitê Científico do Congresso.

Abril 11, 2017

BASF seleciona a HPE para a construção de supercomputador…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Novo supercomputador com sistema Apollo da HPE irá ajudar a BASF reduzir de meses para dias, o tempo de simulação computadorizada e modelagem

 

A BASF SE e a Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciaram que, este ano, as empresas irão entrar em um acordo de colaboração para desenvolver um dos maiores supercomputadores do mundo para pesquisa química industrial, na sede da BASF, em Ludwigshafen (Alemanha). Com base na última geração de sistemas Apollo 6000 da HPE, o novo supercomputador irá conduzir a digitalização da pesquisa mundial da BASF.

"O novo supercomputador promoverá a aplicação e o desenvolvimento de abordagens complexas de modelagem e simulação, abrindo novos caminhos para nossa pesquisa na BASF", disse Martin Brudermueller, vice-presidente do Conselho de Administração e Diretor de Tecnologia da BASF. "O supercomputador foi projetado e desenvolvido em conjunto por especialistas da HPE e da BASF para atender precisamente às nossas necessidades".

Com o novo sistema será possível responder questões complexas e reduzir o tempo necessário para obtenção de resultados, de vários meses para dias, em todas as áreas de pesquisa. Como parte da estratégia de digitalização da BASF, a empresa planeja expandir significativamente suas capacidades afim de executar experimentos virtuais com o supercomputador. A BASF irá a reduzir o tempo de comercialização e os custos. Um exemplo seria a simulação de processos nas superfícies dos catalisadores, de maneira mais precisa, ou a aceleração do design de novos polímeros com propriedades pré-definidas.

"Na atual economia baseada em dados, a computação de alta performance desempenha um papel fundamental na condução de avanços na exploração espacial, na biologia e nas pesquisas de inteligência artificial", afirmou Meg Whitman, Presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise. "Esperamos que este supercomputador ajude a BASF a realizar cálculos extraordinários com uma velocidade impressionante, gerando uma ampla gama de inovações para resolver novos problemas e auxiliar no avanço do mundo".

Com o auxílio dos processadores Intel® Xeon® e com a arquitetura de baixa latência e grande largura de banda (bandwidth) Omni-Path da Intel®, além do software de gerenciamento da HPE, o supercomputador atua como um único sistema. Com um desempenho eficaz de mais de 1 Petaflop (1 Petaflop equivale a um quatrilhão de operações de pontos flutuantes por segundo), é possível que uma infinidade de nós consiga executar simultaneamente tarefas altamente complexas, reduzindo drasticamente o tempo de processamento.

"Os clientes estão sempre à procura de sistemas que ofereçam a melhor performance com o melhor custo total", disse Barry Davis, Gerente Geral do Accelerated Workload Group, da Intel. "A arquitetura Omni-Path da Intel® foi projetada especificamente para oferecer uma performance extraordinária e ao mesmo tempo conseguir dimensionar com eficácia, em termos de custos, os clusters computacionais de alta performance para computação básica em clusters maiores com 10.000 nós ou mais - oferecendo uma vantagem significativa nas duas situações".

Desenvolvido e construído com a tecnologia HPE, o novo supercomputador será composto por várias centenas de nós. O supercomputador também irá potencializar os sistemas Apollo, da HPE, oferecendo aos clientes maior eficácia na administração, de uma forma mais simplificada, e flexibilidade para combinar suas soluções com o volume de trabalho.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Março 24, 2017

Cura por radiação: tema em destaque no Congresso

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Seminário promovido em conjunto com a RadTech South America mostrará os principais avanços relacionados à tecnologia.


Uma das atrações da ABRAFATI 2017 será a quinta edição do Seminário ABRAFATI-RadTech South America de Cura por Radiação, que ampliará e enriquecerá a programação de qualidade oferecida aos participantes do evento, destacando os mais recentes desenvolvimentos e as tendências relacionadas à utilização dessa tecnologia.
“Nossa expectativa é ter palestras de alto nível sobre esse tema, envolvendo utilizações tradicionais e outras mais atuais, como UV LED, que proporciona significativa economia de energia em comparação ao UV tradicional, ou a cura por Electron Beam”, afirma Maria Cristina Kobal C. de Carvalho, diretora-presidente da RadTech South America.
O Seminário abrangerá 12 apresentações de pesquisadores de ponta, do Brasil e do exterior, que mostrarão as principais inovações nessa área e os benefícios trazidos pela cura por radiação, em termos de qualidade, produtividade e sustentabilidade. Profissionais interessados em mostrar seus trabalhos já os estão submetendo à avaliação do Comitê Científico do Congresso, o que pode ser feito até o final de abril.
“Como já vem ocorrendo nas edições anteriores, este seminário agregará muito valor à programação da ABRAFATI 2017, proporcionando conhecimentos e estimulando discussões essenciais para o futuro da cadeia de tintas”, afirma Telma Florêncio, coordenadora do evento.

Março 21, 2017

ABRAFATI 2017 em destaque no European Coatings Show

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Participação visa divulgar o evento brasileiro para potenciais palestrantes, assim como para expositores e visitantes.


De 4 a 6 de abril próximos, a ABRAFATI estará presente no European Coatings Show, em Nuremberg, na Alemanha. O evento, que é o maior do setor na Europa e um dos mais importantes no calendário global das tintas, envolve também a European Coatings Conference, realizada nos dias 3 e 4.
A participação será uma grande oportunidade para reforçar a divulgação da ABRAFATI 2017 e consolidar sua imagem diante de um público amplo e qualificado: o ECS recebeu, em sua edição anterior, 28,5 mil visitantes, especialmente da Europa e da Ásia, número que deve se manter ou até crescer neste ano.
“Nosso evento tem representatividade global e conta com forte participação de empresas e profissionais do exterior. Mas enxergamos possibilidades de receber ainda mais expositores, visitantes, palestrantes e congressistas estrangeiros, que trarão para a ABRAFATI 2017 as mais recentes inovações e as pesquisas mais relevantes que se desenvolvem para agregar valor às tintas e fazer o setor avançar”, afirma Telma Florêncio, coordenadora da ABRAFATI 2017.

Se você vai ao ECS, visite a ABRAFATI: Pavilhão 7A, stand 713.

Março 06, 2017

Nitro Química apresenta nova estrutura de marcas e amplia…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Lançamentos reforçam o compromisso da empresa em desenvolver soluções que simplificam a vida dos clientes e consolidam esforços de pesquisa e desenvolvimento nos segmentos em que atua


A Nitro Química, líder mundial na produção de nitrocelulose e derivados, apresenta sua nova arquitetura de marcas, que vem acompanhada pela ampliação do portfólio de produtos e serviços da companhia. A iniciativa faz parte de uma série de ações que a empresa está desenvolvendo para ofertar soluções cada vez mais customizadas e capazes de atender necessidades específicas dos clientes em diversos setores.

A empresa, que já possui o portfólio mais completo de produtos derivados de nitrocelulose dos mercados nacional e internacional, passa a oferecer sistemas químicos semi-acabados prontos para os clientes produzirem suas formulações, aumentando a produtividade e a competitividade dos produtores de tintas e vernizes. Nos últimos anos, a Nitro Química vem investido cerca de 2% de sua receita líquida anual em P&D, que resultaram no lançamento de produtos que permitem aos seus clientes ampliarem sua competitividade e a performance de seus produtos nos seus respectivos setores através de soluções desenvolvidas especialmente para seus mercados de atuação – desde tintas de impressão para embalagens flexíveis, esmaltes de unhas, tratamentos para superfícies de madeira, couro e repintura automotiva, adesivos especiais, entre outros.

Com a ampliação do portfólio, a empresa expande também a atuação no mercado internacional, um dos focos estratégicos de atuação da Nitro Química. Além da abertura do escritório regional em Viena, na Áustria, a companhia anunciou, em outubro de 2016, a aquisição da Alchemix Corporation, a maior produtora da América do Norte de USP Collodion (solução à base de nitrocelulose para curativos líquidos e produtos dermatológicos) e uma das principais empresas norte-americanas no fornecimento de soluções químicas à base de nitrocelulose.

As novas soluções da Nitro Química estão distribuídas nas seguintes linhas:
• A linha de soluções NQ COTTON permite aos clientes acesso a variações da nitrocelulose industrial no formato de algodão, contemplando viscosidade, grau de nitração e umectantes utilizados. Os produtos são indicados para os diversos segmentos industriais que utilizam nitrocelulose, como tintas de impressão, esmaltes de unhas, madeira, repintura automotiva, farmacêutico, entre outros.
• As soluções da linha NQ SOLVE foram desenvolvidas com o objetivo de permitir aos clientes ganhos de produtividade no processo de dissolução da nitrocelulose em formato algodão. As soluções são derivadas de diferentes tipos de nitrocelulose da Nitro Química com diversas opções de solventes, como acetato de etila, acetato de butila, metil-etil cetona, xileno, acetona, entre outros, e podem ser formuladas de acordo com as necessidades de cada cliente.
• Os produtos da linha NQ SYSTEM auxiliam os clientes da companhia a otimizar a produtividade nos processos de fabricação de tintas e vernizes e incorporam plastificantes às soluções de nitrocelulose, o que permite aos clientes ter acesso a sistemas semi-acabados. O uso de plastificantes também permite maior elasticidade às tintas e vernizes, além de favorecer a aderência dos produtos aos substratos.
• Contemplando sistemas químicos completos com nitrocelulose para a formulação de tintas e vernizes, as soluções da linha NQ SYSTEM+ permitem expressivos ganhos em produtividade e competitividade. São compostos por nitrocelulose, solventes, plastificantes e as principais resinas utilizadas pelos segmentos de tintas de impressão, cosméticos, farmacêutico, madeira, repintura automotiva, e são customizáveis de acordo com as necessidades de cada cliente.
• Outra novidade é linha de produtos premium da Nitro Química. Nela os clientes encontram produtos de todas as linhas indicadas anteriormente: NQ PRISMA COTTON, NQ PRISMA SOLVE, NQ PRISMA SYSTEM e NQ PRISMA SYSTEM+, porém com máxima performance com relação a propriedades ópticas, viscosidade e teor de água. Os produtos NQ PRISMA são indicados para segmentos que demandam um produto de qualidade diferenciada, nos quais variações mínimas de cor são intoleráveis, como esmaltes de unhas por exemplo.

Sobre a Nitro Química
A Nitro Química é a principal produtora global de nitrocelulose e de derivados deste produto, com fornecimento para o mundo todo. A empresa possui mais de 80 anos de competência tecnológica acumulada e trabalha continuamente para oferecer soluções químicas que melhoram a vida das pessoas e o negócio de seus clientes. É reconhecida mundialmente pela atuação destacada em relação à segurança de suas operações e segue rigorosos padrões de sustentabilidade.

Fevereiro 22, 2017

BASF será a primeira entre as grandes indústrias químicas…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

• A BASF é a primeira grande empresa do setor químico recomendada para a certificação
• Três fábricas do Complexo Químico de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, serão as primeiras a receber a certificação na América do Sul
• O certificado é parte da estratégia global da BASF de excelência em gestão de energia e ambiental
• Ações do projeto Triple E aplicadas no Complexo são responsáveis pela certificação


Três unidades do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá serão as primeiras da América do Sul a receber a certificação internacional ISO 50001, que auxilia as empresas a estabelecer práticas mais eficientes e modernas em relação à gestão energética. A BASF é a primeira empresa do setor químico brasileiro a ser recomendada para essa certificação, uma das mais importantes do segmento energético.

Esta conquista será possível graças à realização do projeto Triple E (Excellence in Energy Efficiency), iniciado no Complexo, em dezembro de 2015, com o objetivo de aumentar a competitividade da BASF focado em eficiência energética, melhoria dos custos de energia e redução de impactos ambientais.

A certificação está alinhada ao conceito global de excelência em gestão de energia da BASF, que estabeleceu globalmente uma meta para 2020. A empresa introduziu um sistema de energias alinhado com a norma ISO 50001 em suas localidades que, juntas, representam o maior consumo de energia.

Além de contribuir para as metas ambientais da empresa, o projeto Triple E trouxe resultados extremamente positivos e deverá ser colocado em prática em outras localidades, sendo que a ISO 50001, uma das ações do Triple E, será implementada nas unidades fabris que apresentam maior consumo de energia, como São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA), no Brasil, e Concón, no Chile.

A norma ISO 50001 também foi aplicada no planejamento energético do Complexo de Guaratinguetá, para medir e monitorar o desempenho produtivo, além de definir indicadores mais adequados para auxiliar os colaboradores das plantas a controlar as operações para a otimização de energia.

“O uso eficiente de energia é uma prioridade para a BASF, de forma que estamos orgulhosos da certificação ISO 50001 no Complexo de Guaratinguetá. As medidas implementadas durante o processo de certificação já promoveram resultados positivos nos índices de eficiência energética. Continuaremos com o processo de melhoria contínua, com avaliações regulares da política energética, metas e planos de ação em outras unidades BASF para, assim, atingir a meta global para 2020“, afirma Patrick Silva, Diretor de Infraestrutura da BASF para América do Sul e do Complexo Químico de Guaratinguetá.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Fevereiro 21, 2017

EASTMAN E DOW ENTRE AS EMPRESAS MAIS JUSTAS DOS…

in RELEASE EXPOSITOR

by Cecilia Rodriguez

A Just Capital Foundation e a revista Forbes anunciaram, no final de 2016, a lista das 100 empresas americanas com comportamento mais justo e cidadão. Com o nome de Just 100, a pesquisa buscou classificar as empresas que melhor investem para criar um mercado mais justo para todos os stakeholders. No setor químico, Dow e Eastman estiveram entre as selecionadas.

Apoiadores e Media Partners
SINDIREPA

SINDIREPA

SINDIREPA

CRQ-IV

CRQ-IV

CRQ-IV

ANFACER

ANFACER

ANFACER

Referência Industrial

Referência Industrial

Referência Industrial

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Agnelo Editora

AFEAÇO

AFEAÇO

AFEAÇO

ABNT

ABNT

ABNT

PROSPECTOR

PROSPECTOR

PROSPECTOR

CNI

CNI

CNI

ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

ABIMAQ

ABIMAQ

ABIMAQ

SINTRJ

SINTRJ

SINTRJ

SINPROQUIM

SINPROQUIM

SINPROQUIM

Intaircoat

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

IMPRA LATINA

SITIVESP

SITIVESP

SITIVESP

ANAMACO

ANAMACO

ANAMACO

Coating World

Coating World

Coating World

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

Rad tech South America

Rad tech South America

Rad tech South America

Química e Derivados

Química e Derivados

Química e Derivados

SENAI

SENAI

SENAI

PRO COR

PRO COR

PRO COR

AFEAL

AFEAL

AFEAL

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

ABEAÇO

ABEAÇO

ABEAÇO

ABITIM

ABITIM

ABITIM

ABCP

ABCP

ABCP

ARTESP

ARTESP

ARTESP

ABIQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

IQA

IQA

IQA

Ink World

Ink World

Ink World

Interlak expo

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

LOGO ABRAFATI branco
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS FABRICANTES DE TINTAS
 
Av. Dr. Cardoso de Mello
1340 - Cj. 131 - Vila Olímpia
CEP 04548-004
São Paulo, SP - BRASIL
Tel: + 55 11 4083-0505 / 4083-0500
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido