arte top hotsite port
  • Português
  • English
Plenárias
Freddy Carrillo
Mark Essle
Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

Congresso
Internacional
de Tintas

Exposição Internacional
de Fornecedores para Tintas

  • a.jpg
  • aa.jpg
  • b.jpg
  • c.jpg
  • d.jpg
  • dow.jpg

ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

ABRAFATI 2017 IMPULSIONA INOVAÇÃO E NEGÓCIOS

Foram três dias de atividade intensa, que mostraram um setor pujante, inovador e animado com a retomada do crescimento e as oportunidades que se abrem.

Com a presença dos mais relevantes fornecedores, apresentando uma ampla gama de soluções inovadoras para a indústria de tintas, a Exposição criou um clima de forte motivação para os negócios, reforçado pela percepção geral em relação ao potencial atual e futuro do setor. Nos estandes e nos corredores, estabeleceu-se um espaço ideal para as trocas de informações e o estreitamento de relações, que alavancarão o crescimento de toda a cadeia produtiva.

Ao mesmo tempo, no Congresso, a programação ampla e de elevada qualidade técnica proporcionou o acesso a conteúdos fundamentais para o avanço tecnológico, mostrando os rumos da pesquisa e da inovação na indústria. Nas 90 conferências do Congresso, na Sessão Pôster, no seminário sobre cura por radiação promovido em conjunto com a RadTech South America e no evento especial sobre solventes em parceria com a Abiquim, os principais especialistas nacionais e internacionais trouxeram valiosa contribuição para a atualização de conhecimentos e o debate de ideias e tendências.

Estimulando a reflexão sobre o presente e o futuro da cadeia produtiva, com análises originais e abrangentes sobre os principais temas discutidos na ABRAFATI 2017, as três sessões plenárias, conduzidas por Freddy Carrillo, Sarah Eckersley e Mark Essle, foram outro ponto alto do evento.

“A ABRAFATI 2017 reafirmou o perfil inovador e a força do nosso setor, que apresenta inúmeras oportunidades. Foi um importante impulso para a retomada do crescimento e para que possamos encontrar respostas para os novos desafios que se apresentam, com o mundo em constante transformação”, afirma Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI.

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.
Ler Mais

ORGANIZAÇÃO

COMERCIAL

Notícias

Filtro por Categoria
Outubro 03, 2017

ABRAFATI 2017: o principal evento do setor de tintas…

in EXPRESS

by Fabio Humberg

No Congresso Internacional de Tintas e na Exposição de Fornecedores é possível conhecer o que existe de mais novo e as tendências futuras relacionadas às tintas.

 

Reconhecida como um dos mais importantes eventos do setor de tintas no mundo, a ABRAFATI 2017 reúne as principais empresas e milhares de profissionais, gerando efeitos positivos para o setor ao longo do tempo, tanto em termos de negócios quanto no que se refere à evolução tecnológica.

O foco principal desta 15ª edição do evento são as formas de agregar valor às tintas, o que estará em destaque tanto nos estandes quanto nas apresentações a serem feitas no Congresso.
Como vem ocorrendo em edições anteriores, a expectativa é de que a ABRAFATI 2017 impulsione a indústria no sentido da inovação e da criação de valor, por representar um ambiente favorável à interação e à discussão de novas ideias e soluções, assim como de parcerias e negociações.

Para isso, os principais especialistas internacionais estão compartilhando com o público seus estudos e pesquisas. A ampla programação técnico-científica do Congresso envolve 90 palestras ao longo de três dias, três sessões plenárias com personalidades de alta relevância e mais algumas dezenas de trabalhos na Sessão Pôster, além do seminário sobre cura por radiação, promovido em conjunto com a RadTech South America, e de uma palestra especial sobre consumo e uso responsável de solventes.

Serão apresentados no total 130 estudos, alinhados ao objetivo principal do evento, que é o de agregar valor às tintas. São trabalhos que se caracterizam pela qualidade técnica, pelo perfil inovador e pela relevância para o desenvolvimento tecnológico. Juntamente com estudos focados em matérias-primas de última geração e novas moléculas, destacam-se temas ligados à qualidade das tintas e ao seu desempenho, como durabilidade, resistência, cobertura e secagem, assim como ao seu papel no combate à corrosão. Há também importantes contribuições para avanços em áreas como a aplicação da nanotecnologia, as soluções mais recentes em termos de microbiologia, a utilização de matérias-primas de fonte renovável, o reaproveitamento de resíduos de processos industriais, a melhoria da qualidade do ar interior e da eficiência energética de edificações. “É uma oportunidade de ter uma visão panorâmica das megatendências que ditam os rumos da indústria de tintas e das inovações desenvolvidas para fazer frente a elas”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

Concomitantemente, na Exposição, é possível o contato com quase 200 expositores das Américas, Europa e Ásia, entre os mais significativos fornecedores de matérias-primas, equipamentos, tecnologias e serviços para a indústria, o que permite aos fabricantes de tintas conhecer novidades e tendências, ao mesmo tempo em que encontram recursos e novas ideias para o aprimoramento de sua produção e seus processos.

“Com a situação econômica desafiadora que vivemos, esta edição da exposição é encarada como uma ótima ocasião para contatos e para a geração de novas oportunidades de negócios. Temos um grupo muito qualificado de expositores, que apresentam o que têm de melhor para visitantes que estão ali em busca de respostas às demandas do consumidor e dos diversos mercados atendidos pela indústria de tintas. O tema geral do evento, ‘Agregando valor’, tem muito a ver com isso e também com a apresentação de desenvolvimentos recentes e de pesquisas de vanguarda que priorizem inovações relacionadas a temas essenciais como desempenho, sustentabilidade, funcionalidades e facilidade de aplicação”, assinala Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI.

Uma das principais inovações para esta edição é o novo local do evento, o São Paulo Expo. “É o mais moderno centro de eventos e exposições do País, o que proporciona a todos os nossos públicos uma experiência ainda mais rica durante a ABRAFATI 2017”, destaca Telma. A estrutura oferecida traz uma série de benefícios, como a avançada infraestrutura de wi-fi, a iluminação bem planejada com a utilização de lâmpadas do tipo LED e o ar condicionado em todo o pavilhão. “O São Paulo Expo oferece os melhores recursos e condições para que as empresas utilizem toda a sua criatividade e coloquem em evidência os seus lançamentos e soluções inovadoras. O espaço do Congresso também permite importantes ganhos, com salas modernas, que dispõem das condições ideais para a realização de palestras e sessões plenárias como as que são apresentadas no nosso evento, possibilitando a utilização dos mais avançados recursos multimídia e oferecendo conforto e conveniência para os congressistas”, acrescenta.

 

PRINCIPAIS FATOS SOBRE A ABRAFATI 2017

  • Foco principal desta edição: Agregar valor às tintas.
  • Evento impulsionará a indústria no sentido da inovação e da criação de valor.
  • Grandes objetivos: disseminação de conhecimentos, estímulo ao desenvolvimento tecnológico e geração de negócios
  • Significativa participação estrangeira, tanto na Exposição quanto no Congresso
  • 15ª edição do evento (1ª edição em 1989)

 

PRINCIPAIS NÚMEROS DA ABRAFATI 2017

  • 90 conferências técnicas em seis auditórios
  • 130 estudos no total incluindo as 90 conferências técnicas, a Sessão Pôster, o Seminário ABRAFATI-RadTech South America e a palestra especial sobre Consumo e Uso Responsável de Solventes.
  • 3 sessões plenárias com personalidades de grande destaque
  • 50% de palestrantes internacionais
  • Mais de 800 congressistas esperados
  • 25 patrocinadores
  • 196 expositores, de todo o mundo
  • Milhares de lançamentos e soluções inovadoras em exposição
  • 33 palestras comerciais na Área de Apresentação de Produtos
  • Mais de 10 mil visitantes esperados, do Brasil e de dezenas de outros países

 

PRINCIPAIS NOVIDADES DA EDIÇÃO 2017

  • A ABRAFATI 2017 acontece em um novo e melhor local, o São Paulo Expo, o maior e mais moderno centro de eventos da América Latina, que oferece as melhores condições e infraestrutura para a realização da Exposição e do Congresso.
  • A programação técnica inclui uma palestra especial sobre Consumo e Uso Responsável de Solventes, abordando diferentes aspectos relacionados a essa matéria-prima.
  • Ampliando o público-alvo do evento, há um evento especial direcionado ao varejo: Agregando Valor ao Varejo de Tintas.
  • Na Exposição, há uma área destinada às start-ups do setor, abrindo espaço para empresas pequenas e altamente inovadoras mostrem o seu potencial ao mercado.
Outubro 03, 2017

ABRAFATI: BASF oferece novos monômeros especiais para a indústria…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

A BASF, que possui um amplo portfólio de monômeros, está trazendo para a América do Sul seus monômeros especiais BEPEGMA 1100 (Behenil Polietilenoglicol Metacrilato 1100), SPEGMA1100 (Estearil Polietilenoglicol Metacrilato1100), e o tBA (terc Acrilato de Butila), fornecidos pela sua rede global de abastecimento. O BEPEGMA 1100 e o SPEGMA 1100 são utilizados na produção de espessantes acrílicos associativos, enquanto o tBA é utilizado na formulação de dispersões e emulsões acrílicas para tintas imobiliárias premium.

“A escolha do monômero é fundamental em termos de desempenho e competitividade das tintas. Na BASF, temos uma ampla gama de especialidades em monômeros de alta qualidade e uma equipe técnica que ajuda nossos clientes a otimizar os benefícios de custo-desempenho nas formulações”, afirma Valter Milani, gerente de vendas sênior de Petroquímicos da BASF América do Sul.

BEPEGMA 1100 e SPEGMA 1100 são monômeros especiais empregados na formulação de agentes reológicos que são usados como espessantes eficientes para a aplicação em revestimentos. Eles fornecem corpo para as tintas, melhoram a transferência para a superfície, garantem uma boa aplicação e facilitam a dispersão dos pigmentos, resultando em cores homogêneas. São projetados para diferentes segmentos de tintas, incluindo imobiliárias e tintas para marcação rodoviária.

O tBA é aplicado em dispersões e/ou emulsões acrílicas destinadas ao segmento de tintas acrílicas puras premium e oferece excelentes benefícios. O tBA agrega uma maior resistência mecânica às tintas base água, melhor lavabilidade, melhor adesão à superfície, melhor dureza e resistência a riscos e menor absorção de água, além de trazer uma característica de resistência a chamas. A lista completa de produtos e suas aplicações estão disponíveis em: www.petrochemicals.basf.com.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Outubro 03, 2017

Rhodia lança inovações para o segmento de coatings na…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Empresa inicia produção no Brasil de novas linhas de monômeros funcionais e de umectantes

São Paulo, 03 de outubro de 2017 - A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está iniciando a produção no Brasil do Sipomer® SR, um monômero funcional que aumenta a lavabilidade de tintas decorativas com alto PVC (conteúdo de pigmentos e cargas por volume), com o objetivo de atender às necessidades dos clientes da América Latina, que buscam produtos adequados à realidade econômica-social da região. A novidade é um dos destaques da participação da empresa na edição de 2017 da Abrafati (de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista).

Produzido na moderna unidade industrial de Itatiba (SP), o Sipomer® SR foi especialmente desenhado para as condições da região. “Esse é produto muito importante para mercados como da América Latina e da Ásia, onde são muito empregadas as tintas com alto PVC, como verificamos nas linhas standard e econômicas de diversos fabricantes de tintas destas regiões”, informa Kátia Braga, diretora regional de Coatings da Solvay Novecare América Latina. “Em períodos menos aquecidos da economia, nós temos de redobrar os esforços para oferecer soluções que aliem inovação a custos competitivos”, observa Kátia Braga.

Nesse sentido, a empresa tem trabalhado permanentemente para oferecer aos clientes novas soluções, em um processo que por vezes resulta na criação e desenvolvimento de produtos locais. O caso mais recente é o Rhodoline® 3900, um umectante desenvolvido e fabricado no Brasil, que foi especialmente criado para atender as exigências do mercado por um umectante APE Free (livre alquifenóis), zero VOC (compostos orgânicos voláteis) e principalmente com custo competitivo.

No campo dos umectantes, a empresa conta agora com o reforço do portfólio da Cytec, empresa adquirida pelo Grupo Solvay no final de 2015, que oferecendo uma ampla gama de soluções para atender mercados de alto desempenho, nos quais são primordiais os produtos que oferecem alta pureza e desempenho. “Os umectantes precisam ser produtos de alta confiabilidade: a reprodutibilidade entre lotes deve ser a maior possível e precisam ter um alto nível de pureza”, salienta a diretora regional de Coatings da Solvay.

Outra novidade adequada às condições do mercado é o dispersante para pigmentos e cargas Rhodoline® WA 1801, desenvolvido em paralelo com a unidade da empresa na Ásia para uso em tintas de alto PVC, com a função de reduzir a pega de sujeira à pintura (dust pick up), aumento de cobertura e da resistência à abrasão. "São produtos totalmente novos que se complementam", diz Kátia Braga. O uso desse tipo de produto é tema de palestra especial a cargo de Homer Jamasbi, Diretor Global de Pesquisa e Desenvolvimento de Coatings da Solvay.

Também são destaques da empresa na área de Coatings o monômero funcional Sipomer® PAM 600, que promove maior aderência em substratos inorgânicos, como concreto, vidro e metal, para sistemas base água, além de uma versão indicada também para sistemas solvente, o Sipomer® PAM 200. A empresa reforça ainda a linha Rhodoline 3000/4000, que são dispersantes para concentrados de pigmentos, e as gamas de surfactantes para polimerização isenta de alquilfenóis Abex® e Rhodapex®.

As soluções oferecidas pelo Grupo Solvay, que aqui no Brasil também atua com a marca Rhodia, fazem parte de um dos portfólios mais completos do mercado. “Além de know how internacional, também contamos com laboratórios instalados dentro do Centro de Pesquisa e Inovação da empresa em Paulínia-SP, onde desenvolvemos novos produtos e damos todo o suporte necessário para os nossos clientes e parceiros”, conclui Kátia Braga, diretora regional de Coatings da Solvay Novecare América Latina.

Serviço: Rhodia – Grupo Solvay - na Abrafati 2017 – De 03 a 05 de outubro – São Paulo Expo – (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)
Estande – Rua B 4/5
Palestra especial de Homer Jamasbi – High Performance Multifunctional Additives for Binders, Paints, and Colorants - dia 04/10 – às 17h40 – Área de Apresentação de Produtos

Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa química de multi-especialidades, comprometida com o desenvolvimento da química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 58 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,9 bilhões em 2016, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Outubro 03, 2017

Rhodia investe para reforçar posição em solventes oxigenados no…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Empresa lança nova produção de solvente sustentável Augeo, em Paulínia (SP)

Programa Aromáticos Free avança para garantir cadeia sustentável

São Paulo, 03 de outubro de 2017 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, anuncia durante a Abrafati 2017 (de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo) a implantação de uma nova linha de produção de solventes sustentáveis Augeo®, em sua unidade de produção dentro do Complexo Industrial de Paulínia (SP), para atender à demanda do setor de tintas e vernizes, cleaners e aromatizadores.

A empresa está investindo em torno de R$ 30 milhões nessa nova linha de produção. A família Augeo® é uma linha de solventes sustentáveis produzida a partir da glicerina (fonte renovável) e tem sido destinada, com sucesso, a diferentes segmentos de mercados, incluindo Tintas e Vernizes, destacando-se por ser não tóxica à saúde humana e ao meio ambiente. É uma alternativa mais segura e com desempenho compatível aos solventes convencionais, permitindo a substituição de éteres de glicóis, dentre outros de fonte petroquímica, os quais são utilizados como retardadores.

O investimento integra uma série de iniciativas da empresa para reforçar sua posição de liderança no mercado regional de solventes oxigenados, com um amplo portfólio de produtos, dotada de tecnologia e de um conhecimento profundo em sistemas solventes, capaz de entregar sempre a mais adequada solução para cada necessidade do cliente.

O portfólio de solventes oxigenados da Rhodia abrange seis famílias químicas (Acetatos, Cetonas, Álcoois, Glicóis, Ceto-Álcoois e Cetais), cobrindo todos os ranges de evaporação (da mais rápida à mais lenta). Esses produtos apresentam características e propriedades totalmente alinhadas às atuais e futuras tendências ambientais.

Entre os solventes mais conhecidos da Rhodia estão o acetato de etila, o isopropanol, a diacetona álcool, além dos solventes sustentáveis da linha Augeo. Os principais segmentos de tintas que usam os solventes oxigenados da empresa são principalmente o automotivo, o industrial e tintas de impressão de embalagens, atendendo aos requisitos técnicos, de desempenho de produto e comerciais.

“Mais do que produzir e comercializar solventes, nós somos especialistas em soluções de solubilidade de sistemas solventes e oferecemos um atendimento customizado ao mercado”, diz Daniela Manique, vice-presidente da área de Solventes da unidade global de negócios Coatis do Grupo Solvay.

Para tanto, acrescenta, a empresa conta uma equipe altamente qualificada de especialistas técnicos e comerciais, laboratório avançado de Pesquisa & Desenvolvimento, além da exclusiva e reconhecida plataforma Solsys, que permite identificar com agilidade e precisão os melhores sistemas solventes para cada necessidade do cliente.

Ao mesmo tempo, a empresa tem aplicado recursos para avançar na digitalização de suas operações produtivas e comerciais, com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com os clientes e ganhar mais agilidade para atender às necessidades de desenvolvimento de soluções de solubilização de solventes. Esse programa já teve início com a modernização da sala de controle da planta industrial de solventes, em Paulínia (SP). Durante a Abrafati, os visitantes do estande da empresa poderão fazer uma visita virtual em 3D à unidade de Solventes da Rhodia e conhecer um pouco mais a plataforma Solsys.

Aromáticos Free - Entre os destaques da empresa na Abrafati 2017 está o programa Aromáticos Free, que envolve os acetatos de etila, de n-butila e n-propila para assegurar ao mercado, em especial o de tintas de impressão de embalagens, uma verdadeira cadeia de valor, englobando todo o ciclo do produto, isto é, desde o recebimento de matérias-primas, processo produtivo e armazenagem, até o transporte para o cliente. Com esse programa, a empresa quer assegurar ao segmento de tintas de impressão de embalagens flexíveis uma cadeia produtiva de acetatos livre de aromáticos, tais como tolueno, xileno e benzeno.

“Além de contribuir para o desenvolvimento desse segmento de mercado, nós promovemos um pilar fundamental da estratégia de atuação do Grupo Solvay, que é a preocupação com a sustentabilidade, saúde e bem-estar das pessoas”, afirma a vice-presidente da área de Solventes da unidade global de negócios Coatis do Grupo Solvay.

Serviço: Rhodia (Grupo Solvay) na Abrafati 2017 – de 03 a 05 de outubro de 2017 – São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo)
Estande – Rua B 4/5
Palestra especial de Sérgio Martins, Suelbi Silva e Caio Molinari no 15º Congresso Internacional de Tintas - dia 04 de outubro, das 10h00 às 10h40 – Auditório Aditivo (3)
Poder da alta tecnologia aliada à Sustentabilidade no desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento de tinta

Sobre o Grupo Solvay
A Solvay é uma empresa química de multi-especialidades, comprometida com o desenvolvimento da química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 58 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,9 bilhões em 2016, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Outubro 02, 2017

Nitro Química segue inovando e apresenta lançamentos na Abrafati…

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

O estande da companhia estará localizado na Avenida B com a Rua 7


A Nitro Química, principal produtora global de nitrocelulose e especialidades químicas a base deste produto e com forte atuação no mundo todo, lança na Abrafati 2017 duas novidades que reforçam o compromisso da companhia em oferecer um portfólio cada vez mais completo aos clientes simplificando seus desafios diários. Os lançamentos serão as linhas NQ SYSTEM+ série 1000 - de sistemas intermediários de resinas para tintas de impressão - e NQ PURPACK - de adesivos de laminação -, ambos para o segmento de embalagens flexíveis.

Os lançamentos são frutos do continuo investimento da companhia em pesquisa e inovação e na compreensão das necessidades de seus clientes. Integrando o portfólio de soluções, a linha NQ SYSTEM+ série 1000 contempla sistemas intermediários de resinas para a formulação de tintas de impressão e é composta pela combinação de nitrocelulose e resina poliuretânica (PU), que é a principal base tecnológica das tintas para flexografia e rotogravura no mundo. A linha de produtos consolida e potencializa os benefícios das duas resinas e permite aos clientes otimizar operações, simplificar processos e atenuar custos logísticos.

Já a linha de adesivos para laminação de embalagens flexíveis, NQ PURPACK, atende diversas exigências de performance, desde embalagens do tipo snacks até retortable. Além de entregar resistências térmica, química e mecânica, os produtos são totalmente compatíveis com diferentes tecnologias de aplicação.

Os clientes encontram adesivos solventless, linha sem solvente, de rápida aplicação, com excelente custo benefício e que auxilia na redução de impactos ambientais, e também a linha solvent based, que abrange adesivos com ampla oferta de aplicações, boa 'maquinabilidade' e alto tack inicial que entrega alta força de laminação às embalagens flexíveis.

A Nitro Química conta também em seu portfólio com diversos produtos à base de nitrocelulose para a formulação de tintas de impressão para o segmento, contemplando as linhas NQ COTTON, que permite aos clientes acesso a diversas variações da nitrocelulose industrial no formato sólido umectado; NQ SOLVE, que contempla soluções customizadas que permitem a nossos clientes formulação imediata de vernizes e bases; NQ SYSTEM, que conta com sistemas desenvolvidos para conferir maior elasticidade e aderência a tintas e vernizes a base de nitrocelulose.

A empresa aposta no desenvolvimento de soluções que simplificam a vida de seus clientes, sempre mantendo os elevados padrões de qualidade e os mais rigorosos parâmetros de segurança e sustentabilidade, pilares que sustentam a atuação da companhia ao longo de seus 82 anos de mercado.

Localização do estande: Avenida B com a Rua 7

Outubro 02, 2017

Prepare-se: a ABRAFATI 2017 começa amanhã

in EXPRESS

by Fabio Humberg

Inscrições para o Congresso e credenciamento para visitar a Exposição ainda podem ser feitos online. É a última chance para participar do principal evento da cadeia de tintas na América Latina.

Os mais importantes profissionais e empresas da cadeia de tintas estarão na ABRAFATI 2017, de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo. O evento, cujo tema central é Agregando Valor, será a ocasião ideal para obter novos conhecimentos, debater ideias e projetos, fazer networking e fechar negócios.

Iniciando a programação de cada dia, as três Sessões Plenárias trarão visões originais sobre temas chave para a cadeia de tintas, como competitividade, sustentabilidade e tecnologias emergentes. Na sequência, 130 estudos serão apresentados nas conferências técnicas, na Sessão Pôster e no Seminário de Cura por Radiação, mostrando os caminhos da inovação nas tintas.

Em paralelo à programação técnica, 196 dos principais fornecedores mundiais mostrarão, em seus estandes e nas palestras comerciais da Área de Apresentação de Produtos, a ampla gama de soluções e recursos que colocam à disposição dos fabricantes de tintas, para agregar valor aos produtos.

Entre as novidades preparadas para esta edição, estão uma apresentação da Abiquim sobre consumo e uso responsável de solventes, um encontro especial direcionado ao varejo de tintas e uma área destinada às start-ups do setor.

"O Congresso e a Exposição proporcionarão uma visão panorâmica das megatendências que ditam os rumos da indústria de tintas e das inovações desenvolvidas para fazer frente a elas”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

Setembro 29, 2017

COIM apresenta novidades do seu portfólio na ABRAFATI 2017

in RELEASE EXPOSITOR

by Fabio Humberg

Empresa levará novas tecnologias em resinas alquídicas, isocianatos e poliésteres


Como tradicionalmente acontece, a COIM marcará presença na ABRAFATI 2017, o principal evento do setor da América Latina, apresentando ao mercado um portfólio completo de tintas com bases de alquídicas, isocianatos e poliésteres.

Atualmente, a COIM oferece resinas para tintas que podem ser utilizadas nas mais diversas aplicações e setores da indústria de produção. Em relação ás alquídicas, a COIM possui resinas curtas, médias e longas em óleo, assim como resinas modificadas - como fenoladas - , resinas especiais com ácido graxo de alto desempenho e resinas alquídicas com 100% de sólidos - altamente indicadas para tinta de impressão.

Para os poliésteres, conta com resinas para diferentes mercados e aplicações. Poliésteres saturados e modificados para tinta de impressão , can coatings, esmalte de unha, madeira e metal. Também disponibiliza isocianatos aromáticos com 50% e 75% de sólidos e alifático com 75% e 90% de sólidos.
Para a ABRAFATI 2017, a COIM contará com os seguintes lançamentos:

Glicexter 2220M60BR : resina modificada desenvolvida para formulações que requerem excelente retenção de cor e secagem rápida. Perfeita para atender às necessidades de mercado.

Glicexter 2727X50BR : resina alquídica curta em óleo de mamona desidratado ( dco ) desenvolvida para atender às necessidade de clientes que precisam formular uma tinta poliuretânica 2 k. Aplicação para o segmento industrial , metal mecânico , onde se destaca a excelente retenção de cor com ótima relação custo benefício.

Glicexter 4027X70BR : resina alquídica modificada desenvolvida para ser uma alternativa para substituição do sistema convencional elaborado com resina fenolada cruzada com média ou curta. Possui secagem rápida e resistência a intempéries muito superior ao convencional , destacando-se principalmente na elaboração de cores claras. É solúvel em aromáticos e alifáticos , podendo ser utilizada tanto em sistemas monocomponentes como em sistema poliuretânico bi componente - em que se busca ótima relação custo benefício, uma vez que conta com teor de hidroxila de 2,5% e não voláteis 70% .

Glicexter 5640BR : resina desenvolvida para o segmento de tintas impressão. Combinada com melamina, resulta em produto de elevada alvura e retenção de cor.

Glicexter 3420M70BR : poliéster modificado indicado principalmente para fabricação de primer refinish 2 k, caracterizado por ótimo lixamento.

Glicexter 4028T82 : resina média desenvolvida para segmento imobiliário e industrial caracterizado por ótima secagem e rendimento para fabricação de esmaltes vernizes.

Exter S 688 : poliéster hidroxilado modificado indicado para sistema Bi componente de rápida secagem, lixamento e brilho. Utilizado em aplicações em madeira e industrial em geral.

EXTER S683BA: resina poliéster hidroxilada ramificada fornecida a 70% de sólidos em acetato de butila. Indicada para ser utilizada em sistema bicomponente com PU para aplicação em verniz e base coat industrial com excelente retenção de brilho e dureza.


Palestra

Além de estar presente na ABRAFATI com seu stand, a COIM também participará do evento com uma palestra. Roberto Cattadori, gerente técnico da COIM Itália é o convidado para falar sobre as novas pesquisas da matriz europeia no painel “Revestimentos a base de poliéster isentos de BPA para embalagens metálicas em comparação com sistemas à base de epóxi”. O seminário acontece no dia 05/10 (quinta-feira), no Auditório 2, a partir das 10h.

Sobre Roberto Cattadori

Italiano formado em Química pela Universidade de Milão com especialização em Orgânica e Biológica, Roberto Cattadori faz parte da equipe da COIM desde 1996. Nos 21 anos de empresa, já desempenhou funções de diretoria nos setores de pesquisa e desenvolvimento para revestimentos e compósitos, plásticos mono e poliméricos, além de atuar na divisão de peróxidos orgânicos. Atualmente, é o diretor técnico na matriz europeia da COIM para diversas linhas, destacando-se Glicexter e EXTER S para revestimento e coatings.

A COIM
A COIM (Chimica Organica Industriale Milanese) é uma empresa de origem italiana especializada em policondensação (ester), poliadição (poliuretanos) e grande fabricante de especialidades químicas. Fundada em 1962, em Milão, a empresa foi a primeira da Itália a produzir peróxidos orgânicos. Hoje, a multinacional opera em todos os países desenvolvendo soluções on demand e prestando serviços de qualidade para os mais importantes grupos do mundo. Possui unidades fabris na Itália, Brasil, Estados Unidos, Índia e Cingapura, além dos Centros de Pesquisa na Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil.

Apoiadores e Media Partners
Ink World

Ink World

Ink World

CRQ-IV

CRQ-IV

CRQ-IV

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Coatings World

Coatings World

Coatings World

SINDIREPA

SINDIREPA

SINDIREPA

Intaircoat

CNI

CNI

CNI

AFEAL

AFEAL

AFEAL

Associquim Sincoquim

Associquim Sincoquim

Associquim Sincoquim

ABNT

ABNT

ABNT

Mais Cor para Sua Vida

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

ABIMAQ

ABIMAQ

ABIMAQ

PRÊMIO ABRAFATI DE CIÊNCIA EM TINTAS 2017

Química e Derivados

Química e Derivados

Química e Derivados

ANAMACO

ANAMACO

ANAMACO

SINTIRJ

SINTIRJ

SINTIRJ

Referência Industrial

Referência Industrial

Referência Industrial

ABITIM

ABITIM

ABITIM

ARTESP

ARTESP

ARTESP

INPRA LATINA

ANFACER

ANFACER

ANFACER

Paint & Coatings Industry

Paint & Coatings Industry

Paint & Coatings Industry

PROSPECTOR

PROSPECTOR

PROSPECTOR

SENAI

SENAI

SENAI

ABCP

ABCP

ABCP

IQA

IQA

IQA

Rad tech South America

Rad tech South America

Rad tech South America

PRO COR

PRO COR

PRO COR

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

TINTAS E VERNIZES

ABEAÇO

ABEAÇO

ABEAÇO

ABIQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

SITIVESP

SITIVESP

SITIVESP

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

STAR – SOCIEDAD DE TÉCNICOS ANDINOS EN RECUBRIMIENTOS

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

AFEAÇO

AFEAÇO

AFEAÇO

SINPROQUIM

SINPROQUIM

SINPROQUIM

LOGO ABRAFATI branco
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS FABRICANTES DE TINTAS
 
Av. Dr. Cardoso de Mello
1340 - Cj. 131 - Vila Olímpia
CEP 04548-004
São Paulo, SP - BRASIL
Tel: + 55 11 4083-0500 / 4083-0505
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido