Congresso Internacional de Tintas

8:30 - 17:30

Exposição Internacional
de Fornecedores para Tintas

11:00 - 20:00

  • COVESTRO.jpg
  • NITROQUIMICA.jpg
  • BOMIX.jpg
  • AROMAT-STAND-720x480.jpg
  • QUANTIQ.jpg
  • FORSCHER.jpg
  • 11_SusTINTAbilidade.jpg
  • JBASF.jpg
  • RHODIA-SOLVAY.jpg
  • ARKEMA.jpg
  • OXITENO.jpg
  • LANXESS.jpg

ABRAFATI 2017: agregando valor à cadeia de tintas

Maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, a ABRAFATI 2017 (Congresso e Exposição de Fornecedores) reunirá as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Com suas atividades e os resultados que proporcionará aos participantes, contribuirá para agregar valor à indústria e aos seus produtos, fazendo o setor avançar e ampliando o reconhecimento do mercado consumidor e da sociedade sobre a sua importância.

As demandas atuais e futuras da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate, sendo apresentadas inovações que contribuirão para saltos evolutivos e ampliarão os benefícios percebidos na utilização de tintas.
Leia Mais

Patrocinadores

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas foi criada em 1985 por um grupo de fabricantes de tintas, com o objetivo de dotar o setor de uma entidade de âmbito nacional, moderna e livre, para atuar em todos os campos e situações em que se fizesse necessária uma manifestação ou ação coletiva da indústria de tintas.

A entidade reúne indústrias que representam a maior parte da produção de tintas e vernizes no País. Parte dos associados é constituída por empresas subsidiárias de grupos internacionais e parte por empresas com capital majoritário ou totalmente brasileiro.

Ler Mais

ABRAFATI - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

Av. Dr. Cardoso de Mello, 1.340, Cj. 131 – CEP: 04548-004 - São Paulo/SP – Brasil
Tel/Phone: (5511) 4083 0505 – eventos@abrafati.com.br – www.abrafati.com.br


Ler Mais

 

Cecilia Rodriguez
cecilia@abrafati.com.br
(55 11) 4083-0502


Rita Maria Dias

rita@abrafati.com.br
(55 11) 4083-0505

Notícias

TODAS AS NOTÍCIAS
Filtro por Categoria
Novembro 17, 2016

Evonik promove evento para mercado de espumas de poliuretano

in RELEASE EXPOSITOR

by Cecilia Rodriguez

Com foco em treinamento, encontro reunirá fabricantes de espumas flexíveis de poliuretano e será o lançamento oficial do projeto “Evonik PU Foam Academy” na América do Sul

No dia 7 de novembro, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, realizou em São Paulo o 4º Encontro com Espumadores, evento destinado a formuladores de espuma de poliuretano de toda América Latina e equipe de distribuidores da empresa.

“Como um dos líderes mundiais no fornecimento de aditivos de poliuretano, acreditamos que os investimentos devam ser contínuos em treinamentos, principalmente diante do cenário atual de exigências do mercado, que busca incessantemente a melhoria dos processos, qualidade dos produtos e cumprimento das mais diversas normas”, destaca Roberto Luiz, gerente de Poliuretanos da Evonik.

A quarta edição do evento – que já se tornou uma referência no setor – reuniu espumadores de toda América Latina, a equipe comercial da Evonik na América Latina, incluindo distribuidores e agentes, e ainda executivos da diretoria da Evonik na Alemanha. No encontro foram abordadas as plataformas de treinamentos e de serviços da empresa, apresentação de novos produtos e tecnologias e o lançamento oficial da “Evonik PU Foam Academy” na América do Sul.

Evonik PU Foam Academy

Este projeto foi lançado na Alemanha em 2011 e permitiu a padronização dos treinamentos realizados pela empresa em todo o mundo. O objetivo é promover a capacitação de clientes sobre a tecnologia do poliuretano com foco em espumas flexíveis em bloco, por meio de treinamentos personalizados e eventos especialmente desenvolvidos para este público. O programa já conta com mais de 1.200 slides de treinamentos.

No Brasil, os treinamentos oferecidos pela Evonik ocorrem desde o início das operações da empresa no País e foram intensificados em 2003, com a inauguração do Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul, localizado no município de Americana (SP). No local, é possível oferecer projetos customizados,  simulação de processos de produção em escala industrial, medidas de propriedades físicas, suporte de infraestrutura para construção de laboratórios e relatórios técnicos, entre outros serviços.

Teóricos e práticos, os cursos possuem flexibilidade de duração, conteúdo de acordo com o nível de conhecimento e interesse e podem ser realizados nas instalações do cliente, no Centro Técnico de Poliuretanos ou ainda em formato de eventos oferecidos a todos os clientes da Evonik de maneira conjunta. Desta forma, são moldados às necessidades de cada cliente - sejam fabricantes de espumas flexíveis para o mercado de colchões e móveis, automotivo, entre outros.

Encontro de Distribuidores

O incentivo aos treinamentos na área de poliuretanos também é estendido aos distribuidores da Evonik. Por isso, a empresa reuniu de 03 e 05 de novembro, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), todos os seus distribuidores e agentes da América do Sul e Central.

No encontro, que é bianual, foram discutidos práticas e ações inerentes ao negócio, diferenciais dos novos produtos, plataformas de serviços e também foram compartilhadas as melhores práticas e experiências, bem como novos projetos. “Com  uma equipe bem preparada, temos condições de oferecer não só o melhor produto, como também excelência nos serviços, criando uma relação de confiança com nossos clientes”, destaca Roberto Luiz.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.
No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados
como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Novembro 03, 2016

Covestro mantém fortes resultados no terceiro trimestre

in RELEASE EXPOSITOR

by Cecilia Rodriguez

A fabricante de materiais Covestro manteve sua bem-sucedida tendência de crescimento no terceiro trimestre de 2016 com um alto fluxo de caixa operacional livre e fortes ganhos. O EBITDA ajustado aumentou significativamente para 21,9% face ao ano anterior atingindo 574 milhões de euros, motivado principalmente por volumes maiores combinados com margens maiores. Os volumes totais do Grupo (em quilotoneladas) cresceram 9,1% com relação ao mesmo período do ano anterior.

“Nós mantivemos a tendência positiva da primeira metade do ano neste terceiro trimestre e  nos beneficiamos da forte demanda por nossos produtos", afirmou Patrick Thomas, CEO da Covestro. “O crescimento no EBITDA e o fluxo de caixa operacional livre foram particularmente saudáveis e, portanto, estamos elevando novamente nosso forecast para o ano de 2016.”

A empresa continua a esperar um aumento percentual de médio a elevado de um dígito no crescimento do volume total. Agora, a Covestro prevê um fluxo de caixa operacional livre acima do nível do ano anterior (anteriormente: no nível do ano anterior). A empresa também prevê um ROCE significativamente acima dos números do ano anterior (anteriormente: acima do último ano).

Vendas estáveis e mais que o dobro de fluxo de caixa operacional livre

As vendas do grupo chegaram a 3,0 bilhões de euros no terceiro trimestre, semelhante ao trimestre do ano anterior. Após uma queda nos dois primeiros trimestres, as vendas subiram principalmente como resultado dos elevados volumes totais de vendas que aumentaram 6,3%. Os Poliuretanos e Policarbonatos, particularmente, representaram volumes significativamente mais elevados. Ao mesmo tempo, os dois segmentos novamente viram os preços de vendas diminuírem à custa dos menores preços das matérias-primas, o que empurrou as vendas para baixo. Os efeitos da moeda também tiveram um impacto levemente negativo.

Em 259 milhões de euros, o lucro líquido no terceiro trimestre confirmou a tendência do H1 e registrou um aumento significativo de 61,9% na comparação com o período do ano anterior. O fluxo de caixa operacional livre desenvolveu-se particularmente de maneira positiva, crescendo 157,4% e atingindo 646 milhões de euros. O aumento se dá principalmente devido a um fluxo de caixa melhorado nas atividades operacionais, bem como uma redução das saídas de caixa para adições em propriedade, planta, equipamentos e ativos intangíveis.

Crescimento em todos os segmentos – EBITDA significativamente maior em Poliuretanos

Os volumes totais do segmento de Poliuretanos subiram novamente 9,0% - na comparação com o ano anterior – no terceiro trimestre. Todos os grupos de produtos contribuíram para este aumento, principalmente o diisocianato difenilmetano (MDI). Volumes de vendas maiores e margens melhoradas aumentaram o EBITDA ajustado em 50,3% para 263 milhões de euros.

O segmento de Policarbonatos novamente registrou forte crescimento de 11,6% nos volumes totais em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. A região APAC, em particular, registrou volumes de vendas muito maiores. O EBITDA ajustado do segmento subiu 13,5% para 194 milhões de euros, sustentado por volumes de vendas mais elevados.

Os volumes totais no segmento de Revestimentos, Adesivos e Especialidades cresceram 3,5% em comparação com o período do ano anterior. O crescimento se deu apesar do encerramento contratual antecipado de atividades comerciais. Em 136 milhões de euros, o EBITDA ajustado ficou praticamente inalterado no terceiro trimestre. Os preços de vendas menores foram compensados por maiores volumes de vendas e a queda no preço das matérias-primas teve um efeito positivo.

Nove meses positivos – melhores volumes de vendas e maior rentabilidade

No geral, o Grupo apresentou um desempenho muito positivo nos nove primeiros meses de 2016. Seus volumes totais cresceram 8,4% com relação ao ano anterior. Isto se dá principalmente aos aumentos nos segmentos de Policarbonatos e Poliuretanos, que registraram fortes taxas de crescimento de 9,6% e 9,4%.

O EBITDA ajustado subiu 17,3% para 1,6 bilhão de euros. As vendas diminuíram 4,3% para 8,9 bilhões de euros nos primeiros noves meses, principalmente devido a uma diminuição de 8,1% nos preços gerais de vendas. Os preços médios de vendas diminuíram na comparação, principalmente no segmento de Poliuretanos. As movimentações da taxa de câmbio também tiveram um efeito levemente negativo.

Em 671 milhões de euros, o lucro líquido do Grupo Covestro  subiu significativamente 57,1% com relação ao do ano anterior. O fluxo de caixa operacional livre também melhorou, subindo 68,1% para 960 milhões de euros com relação ao Grupo.

Sobre a Covestro:

Com vendas de EUR 12,1 bilhões em 2015, a Covestro está entre as maiores empresas de polímeros do mundo. Suas principais atividades incluem a produção de polímeros altamente tecnológicos e o desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos empregados em diversas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, eletroeletrônico, construção civil e a indústria de esporte e lazer. A Covestro, antiga Bayer MaterialScience, possui 30 unidades fabris em todo o mundo e, no final de 2015, empregava aproximadamente 15.800 pessoas. 

Outubro 28, 2016

Novos ventos na Lonza

in RELEASE EXPOSITOR

by Super User

Novos ventos na Lonza

A Lonza (Arch Proteção de Madeiras), líder mundial em controle microbiológico, acabou de passar por uma reestruturação que disponibilizará ao mercado de tratamento de madeira toda tecnologia e qualidade já conhecidas, associadas ao apoio técnico e regulatório altamente qualificado para atender as necessidades de nossos clientes. Isto será possível graças à incorporação da unidade de negócio de tratamento de madeira à área de Coating & Composites. A área é responsável pelo fornecimento de uma ampla gama de produtos e serviços para as mais diversas aplicações industriais, tais como tintas, construção civil, plásticos, couro, têxtil, fluidos de corte entre outras.

A partir de agora, o atendimento ao mercado de tratamento de madeira recebe o reforço da estrutura técnica e comercial com larga experiência no mercado industrial, a Lonza mantém equipes técnicas e comerciais nos principais mercados da América do Sul, com destaque para Brasil, Uruguai e Argentina. “Certamente a Lonza estará mais presente no mercado de tratamento de madeira, aproximando-se ainda mais dos clientes, a nossa ideia é tornar o atendimento mais rápido e dinâmico, com ênfase na qualidade dos produtos e serviços e nas novas tecnologias já utilizadas com sucesso nos mercados globais. A Lonza se manterá na vanguarda tecnológica no que se refere a soluções para tratamento de madeira na América do Sul”, afirma Alessandro Machado, gerente de vendas Brasil da Lonza.

Recentemente, em abril deste ano, a Lonza investiu na instalação de uma unidade produtiva de CCA no Brasil por acreditar no mercado de tratamento de madeira na América do Sul. “Nosso Tanalith produzido no Brasil já está atendendo o mercado local e sendo exportado para Uruguai e Argentina. A nossa meta é nos consolidarmos como fornecedores de soluções para tratamento de madeira, disponibilizando sempre um portfólio inovador e de alta qualidade, alinhados com as tendências dos principais mercados globais”, destacou Alessandro Machado.

RIPMA

Apostando no desenvolvimento do mercado na América Latina, a Lonza participará do 5° Congresso da RIPMA (Rede Iberoamericana de Proteção de Madeira), que será realizado em Colonia do Sacramento no Uruguai, nos dias 04 a 07 de dezembro de 2016. O evento promove um intercâmbio de conhecimentos e experiência voltados para a proteção de madeira e que contatará com a presença de especialistas internacionais do setor.

De acordo com Elcio Lana, supervisor técnico de venda Brasil da Lonza, a empresa sempre participou desse Congresso apoiando como patrocinador e expositor, além de proferir palestras técnicas, o que contribui de forma significativa para o crescimento e fortalecimento do setor da proteção de madeiras na América Latina. "Neste ano, durante o evento, a Lonza fará uma apresentação sobre novas tecnologias para o mercado de tratamento de madeira com o tema 'Wolman® E Cobre Azoles Micronizado - Tecnologia Inovadora em Preservação de Madeira', que será ministrada por Francisco Fedullo da Lonza USA", conta. O evento desperta grande interesse dos diversos profissionais do setor e dos proprietários de usinas de preservação porque sempre traz novidades, através de renomados especialistas de várias partes do mundo, no que se refere a novos produtos e técnicas ligadas ao setor da preservação de madeiras.

Outubro 26, 2016

ANGUS filia-se à ABRAFATI

in RELEASE EXPOSITOR

by Super User

A ANGUS Chemical Company vem atuando de forma independente desde 2015, quando foi vendida pela Dow a uma empresa de investimentos. Desde então, vem se estruturando para estar cada vez mais próxima ao mercado e para suprir as necessidades de seus clientes, montando escritório e laboratório em São Paulo.

O mercado de tintas e recobrimentos é chave para a ANGUS e seu portfólio de produtos, que inclui um dos neutralizantes mais reconhecidos na indústria, o AMP-95®.

Tendo em vista esses fatores, a ANGUS decidiu se associar à ABRAFATI, que considera a principal entidade representativa do setor de tintas na América Latina, juntando-se ao grupo dos grandes formuladores e fornecedores. A empresa acredita que essa associação permitirá a ela estar na vanguarda do desenvolvimento desta indústria no Brasil, sendo parte importante da sua estratégia na América Latina. “Vemos a ABRAFATI como a instituição capaz elevar o padrão de qualidade das tintas e fomentar o contínuo crescimentos do mercado no país”, destaca a empresa.

Outubro 21, 2016

Fornecedores reafirmam papel fundamental do evento

express

 

ABRAFATI 2017 é instrumento importante para a retomada dos negócios e para o estímulo ao desenvolvimento tecnológico.

 

Os mais importantes fornecedores da indústria já ratificaram a sua participação na 15ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que ocorre em outubro do próximo ano, como parte da ABRAFATI 2017. Os lançamentos mostraram a forte confiança do setor no evento, que é visto pelas empresas como essencial para abrir novas oportunidades e expandir a sua presença no mercado, além de representar um vigoroso incentivo à busca de soluções inovadoras e sustentáveis, que agreguem valor às tintas.

“Está assegurada a presença de um conjunto significativo de fornecedores, que apresentarão os seus mais recentes desenvolvimentos e estarão prontos a discutir soluções para as demandas dos fabricantes de tintas, ligadas a aspectos como inovação, sustentabilidade e performance”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

“Novas empresas do Brasil e do exterior, interessadas em expor seus produtos e serviços para o mercado latino-americano, se juntarão a essas que já adquiriram seus stands, na sequência do processo de comercialização. Com isso, o mais completo portfólio de inovações estará disponível para avaliação e posterior incorporação pelas indústrias, fomentando a evolução do setor”, diz.

Outubro 05, 2016

Fornecedores da indústria de tintas mobilizados para o lançamento…

express

 

Evento no dia 07/10 reunirá grande número de empresas que participarão da ABRAFATI 2017.

 

Motivadas pela certeza de que a ABRAFATI 2017 é fundamental para estimular os negócios e a inovação tecnológica, agregando valor aos produtos e ao setor, dezenas de empresas do ciclo produtivo das tintas estão iniciando os preparativos para participar da 15ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas.

O evento é reconhecido pelos participantes como uma excelente oportunidade para apresentar seus lançamentos, fortalecer suas marcas, estreitar relacionamentos, conquistar novos clientes e construir parcerias. Por isso, a participação é planejada com bastante cuidado e antecipação, de maneira a proporcionar os melhores resultados.

Na próxima sexta-feira, 07 de outubro, será dado mais um importante passo nesse processo: os fornecedores estarão reunidos no hotel Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo, para escolher seus estandes para a Exposição. A seleção dos espaços a serem ocupados por cada empresa no novo local do evento – o São Paulo Expo – será realizada em diferentes horários, a partir das 9h30, de acordo com a metragem pretendida.

“Essa é uma exposição profissional, que propicia contatos e oportunidades de negócios. Por isso, todos os fornecedores relevantes participam, sabendo que poderão mostrar seus diferenciais e seu potencial aos fabricantes de tintas do Brasil e da América Latina”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI.

Setembro 20, 2016

ANGUS tem novo distribuidor no Brasil

in RELEASE EXPOSITOR

by Super User

Desde 19 de setembro, a ANGUS Chemical Company conta com novo distribuidor no Brasil. A Univar é a responsável por levar o portfólio de aditivos de especialidade da empresa para todo o país. Os principais mercados são tintas e recobrimentos, fluidos de corte e cuidados pessoais. A Univar trabalhará com todo o portfólio da ANGUS, incluindo o AMP-95®, neutralizante multifuncional e de baixo VOC que melhora o desempenho das tintas desde a formulação (co-dispersão, tempo de processo, estabilidade de pH, reologia e cor) até a parede (melhor lavabilidade, cobertura, brilho e integridade do filme).

O portfólio conta ainda com o DMAMP-80 (neutralizante/solubilizante de resinas e inibidor de corrosão em fase vapor), Alkaterge (oxazolidinas surfactantes que ajudam em dispersão de pigmentos e inibição de corrosão), Zoldine MS-Plus (sequestrante de umidade para sistemas uretânicos bi-componentes e 1 componente IPDI), Flexitane (agente de umectação para tintas industriais base solvente) e Nikane (usado em thinners/solventes para melhorar caracteristicas de secagem). O acordo com a Univar no Brasil está alinhado com as necessidades de crescimento da ANGUS no país. A distribuidora vem expandindo sua atuação fortemente no mercado de tintas e conta com estrutura, segurança, qualidade e disciplina operacional e comercial que estão em total concordância com estratégia da ANGUS.

Apoiadores e Media Partners
ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

ASSOQUIM SINCOQUIM

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

Paint & Coating Industry

Interlak expo

ABIMAQ

ABIMAQ

ABIMAQ

SITIVESP

SITIVESP

SITIVESP

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SOBRATEMA

SINTRJ

SINTRJ

SINTRJ

ABCP

ABCP

ABCP

ANFACER

ANFACER

ANFACER

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

NÜRNBERG MESSE

ABNT

ABNT

ABNT

CNI

CNI

CNI

ABEAÇO

ABEAÇO

ABEAÇO

ABIQUIM

ABIQUIM

ABIQUIM

PROSPECTOR

PROSPECTOR

PROSPECTOR

Referência Industrial

Referência Industrial

Referência Industrial

ABITIM

ABITIM

ABITIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

SINAPROCIM SINPROCIM

PRO COR

PRO COR

PRO COR

SINPROQUIM

SINPROQUIM

SINPROQUIM

CRQ-IV

CRQ-IV

CRQ-IV

SENAI

SENAI

SENAI

Química e Derivados

Química e Derivados

Química e Derivados

IQA

IQA

IQA

AFEAL

AFEAL

AFEAL

ANAMACO

ANAMACO

ANAMACO

Coating World

Coating World

Coating World

Ink World

Ink World

Ink World

Agnelo Editora

Agnelo Editora

Agnelo Editora

SINDIREPA

SINDIREPA

SINDIREPA

Intaircoat

Rad tech South America

Rad tech South America

Rad tech South America

AFEAÇO

AFEAÇO

AFEAÇO

LOGO ABRAFATI branco
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS FABRICANTES DE TINTAS
 
Av. Dr. Cardoso de Mello
1340 - Cj. 131 - Vila Olímpia
CEP 04548-004
São Paulo, SP - BRASIL
Tel: + 55 11 4083-0502 / 4083-0505 / 4083-0500
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido